Movimento compre do Pequeno Negócio

O Brasil tem mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas, que geram mais da metade dos empregos formais do país. Para valorizar esse setor tão importante da nossa economia, o Sebrae criou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, cujo ápice será 5 de outubro, em que se comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa

O Sebrae quer transformar a data num dia especial para o varejo, dedicado a estimular as pessoas a valorizarem produtos e serviços dos pequenos negócios. Portanto, a partir de agora, esta será a data pra fortalecer quem é responsável por um terço das nossas riquezas.

A aposta vai além: mostrar também que comprar do pequeno pode ser uma saída para a crise econômica. O Sebrae aponta cinco motivos para estimular a compra no pequeno negócio
O primeiro deles é: ficar perto da casa das pessoas.


segundo motivo para comprar do pequeno negócio é que ele desenvolve a comunidade. Hoje, 37% das pessoas compram desse segmento, mas o Sebrae acredita que esse índice pode dobrar.
O terceiro motivo é que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 52% dos empregos formais. 
O quarto é que o dinheiro fica no bairro. 
E o quinto sugere que comprar do pequeno é um ato transformador. Mas, para atrair clientes, o pequeno negócio precisa oferecer qualidade e bom preço.


O Sebrae Piauí está realizando capacitações e orientações gratuitas para pequenos empreendedores no estado desde o dia 21 e vai até o dia 26 de setembro. Serão mais de 200 atividades ocorrendo simultaneamente. Em Teresina, estão acontecendo capacitações no centro da cidade, e nos bairros Dirceu Arcoverde e Parque Piauí. Também ocorreram treinamentos no Riverside Shopping, no Teresina Shopping, no Shopping da Cidade, no Piauí Center Moda e na sede da instituição na capital.

Confira as palestras que vão ocorrer nestes 2 últimos dias de capacitação:

Dia 25/09 (Sexta)

PALESTRA: CONTROLE AS FINANÇAS DE SUA EMPRESA
Criar condições para que o participante desenvolva competências para controlar financeiramente a empresa, para facilitar e agilizar a tomada de decisão, utilizando ferramentas e instrumentos que possibilitam a organização financeira para melhor
Local: SHOPPING DA CIDADE - Horário: 16:00 AS 17:00

Dia 26/09 (Sábado)

PALESTRA: TÉCNICAS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE
Compreender os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente, refletindo criticamente sobre as ações de atendimento da sua empresa.
Local: Praça da Integração - Parque Piauí - Horário: 09:00 às 11:00 h

PALESTRA: PESSOAS COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
Compreender a importância de identificar os talentos de seus funcionários, criando condições para que a empresa atraia, desenvolva e mantenha estes talentos.
Local: Praça Rio Branco - Horário: 09:00 às 11:00 h

PALESTRA: ATENDIMENTO AO CLIENTE
Reconhecer a importância da qualidade do atendimento ao cliente como diferencial competitivo para manter e ampliar o movimento do negócio.
Local: Praça Cultural do Dirceu - Horário: 09:00 às 11:00 h

PALESTRA: PRODUÇÃO, CERTIFICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS
Orientações sobre produção, certificação e comercialização de produtos orgânicos
Local: Praça Rio Branco - Horário: 08:00 às 12:00 h

PALESTRA: GERENCIANDO O FLUXO DE CAIXA
• Importância dos controles financeiros e do plano de contas; 
• Controles dos recursos no dia-a-dia; 
• O fluxo de caixa; 
• Análise do fluxo de caixa e determinação do capital de giro; 
• Apuração dos resultados da empresa.
Local: PRAÇA RIO BRANCO - CENTRO - Horário: 08:00 às 12:00 h

PALESTRA: PARE RASGAR DINHEIRO - ECONOMIZE ENERGIA
Criar condições para que o participante desenvolva competências para reconhecer oportunidades de economizar energia, trazendo mais economia pra seu empreendimento.
Local: DIRCEU ARCOVERDE II - Horário: 08:00 AS 12:00 h

PALESTRA: AUMENTE SUAS VENDAS
• Conhecer como ampliar suas vendas utilizando os componentes de marketing: produto, ponto, preço, promoção e cliente. 
• Predispor-se a realizar ações de marketing que contribuam para o aumento das vendas do seu negócio. 
• Aplicar os componentes
Local: PARQUE PIAUÍ - Horário: 08:00 AS 12:00 h

O Movimento Compre do Pequeno Negócio tem como data oficial o dia 5 de outubro. O Sebrae lançou o hotsite www.compredopequeno.com.br para que empreendedores possam cadastrar suas empresas para serem encontradas pelos consumidores que vivem ou trabalham perto delas.

“A expectativa é que se torne uma data em que as pessoas comprem das micro e pequenas e colaborem com o crescimento da economia” 

Luiz Barretto, presidente do Sebrae





Deixe seu Comentário