Teresina 163 anos

Teresina é uma cidade de muitos cores e sabores. Da pimenta de cheiro à cajuína, passando pela paçoca, baião-de-dois, sarapatel, Teresina tem um gostinho de conversa boa em mesa de bar, de noites cheias de música, de cadeira na calçada. Nas praças, à sombra dos caneleiros, oitizeiros e ipês, pode-se jogar conversa fora, livre da tirania do relógio. Cidade tranqüila, "a tez morena", Teresina é um convite a ficar!



Teresina é grande, não somente em suas dimensões físicas. É grande no seu jeito caloroso de receber os que aqui chegam e se surpreendem com uma cidade planejada, limpa,de vias largas e povo hospitaleiro; encontram aqui muito mais do que esperavam. Com seu jeito faceiro e acolhedor, Teresina sabe como deixar plantada no visitante a sementinha de saudade. E se saudade tem cor, ela é verde como Teresina. Ao sobrevoá-la, o escritor Coelho Neto rebatizou-a com o nome de Cidade Verde. Há também quem a chame de Mesopotâmia do Nordeste, por estar situada entre dois rios: o Poti e o Parnaíba. Rios que se encontram na zona norte da cidade e seguem, unidos, para o mar.

O que torna Teresina mais especial ainda são os próprios teresinenses, famosos por comprar aquela briga na hora de defender nossa linda capital. E motivos para elogiar e comemorar o aniversário da nossa cidade verde não faltam!
Encontramos algumas curiosidades para deixar o teresinense mais informado na hora de falar da nossa terrinha quente e acolhedora:

Teresina tem o maior corso do mundo, oficializa Guinness Book.


O Enem já revelou que das dez melhores escolas do Brasil, duas são de Teresina.



Teresina é a única capital do Nordeste privilegiada com um encontro de dois rios (Poti e Parnaíba).


Teresina tem onze pontes sobre os dois rios: Poty e Parnaíba.


Teresina tem o melhor atendimento médico do Meio Norte.



Teresina é a capital mais verde do Nordeste.



Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil; as outras são Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Aracaju e Palmas.


Teresina é a terceira capital mais segura do Brasil, atrás apenas de Natal e Palmas. Inclusive saiu matéria no site da Exame como exemplo, confiram clicando aqui! 


Teresina possui dois dos melhores institutos educacionais de todo o Brasil, segundo os resultados do ENEM 2007.


Teresina tem um dos maiores polos de medicina do Nordeste, atendendo à população de toda sua região e estados vizinhos.



Parabéns Teresina pelos 163 anos de história! E parabéns a todos os teresinenses que se orgulham de nossa cidade!

Fonte: Turismo Teresina




Deixe seu Comentário