O Dia da Mulher, ou Dia Internacional da Mulher, se comemora todos os anos no dia 8 de março. Mas afinal, o que o Dia da Mulher significa?
O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, e foi adotado pela Nações Unidas e consequentemente por diversos países. A idéia de criar e celebrar um dia dedicado às mulheres já existia no Século XX, já havia surgido na Europa e Estados Unidos a idéia de celebrar um dia da mulher, para comemorar a luta feminina por melhores condições de vida, trabalho e de direito ao voto.
Esse dia é muitas vezes marcado por presentes simbólicos, como flores, em especial rosas, poemas, frases, e etc. Mas muito além de presentes, as mulheres ainda buscam por respeito e igualdade social!
Como Surgiu o Dia da Mulher
O Dia da Mulher teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, na Primeira Guerra Mundial. Após a Guerra e a Segunda Revolução Industrial, as indústrias incorporaram as mulheres para mão-de-obra, e devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.
Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente como movimento feminista nos anos 60. Atualmente, a data perdeu um pouco seu sentido original, e tem mais um caráter festivo e comercial para muitos, porém a essência do Dia da Mulher é de resistência e luta!
A todas as mulheres, um feliz dia todos os dias!
A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova", Léon Tolstoi