Afinal, qual a cor do Vestido?

A internet enlouqueceu desde ontem por causa de um vestido (e não foram só as mulheres), aparentemente ele não tem nada demais:

Afinal, como você vê este vestido? Foto: Reprodução

O que tem demais nesse vestido? É um vestido com rendas e babados, na cor Azul e Preto... ops, Branco e Dourado? Que bruxaria é essa? É um GIF? Não, a imagem é um jpeg, e  foi postado em um Tumblr, algumas pessoas enxergam o vestido Branco e Dourado, e outros Azul e Preto. Bizarro né?

A diferença na visão de cada um pode ser explicada da forma que o cérebro interpreta a informação e da sensibilidade de cada pessoa à luz que entra nos olhos. A cor original do vestido é azul e preto, mas se você está vendo em branco e dourado não se preocupe, é apenas o seu cérebro pregando uma peça em você. "O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para essa vestido e você está tentando descontar o viés cromática do eixo de luz do dia", disse o neurocientista Bevil Conway em entrevista à Wired. Segundo os cientistas, os humanos evoluíram para ver a luz do dia, mas, a luz do dia muda de cor, variando do rosado ao amanhecer, passando pelo azul e branco do meio-dia e depois volta para o avermelhado do crepúsculo. Ou seja, dependendo da luminosidade que seu olho está recebendo ao longo do dia, é normal ele compensar ao ver imagens como a do vestido, daí ilusão de ótica. (Fonte: Terra)

E como tudo tem fim, menos a zoeira, o assunto vestido viralizou e ganhou um monte de memes. Na manhã desta sexta, a hashtag #Thedress (o vestido) era a mais usada no Twitter.

Qual a cor do vestido?

Ver imagem no Twitter

Ver imagem no Twitter

Ver imagem no Twitter


"Este é o vestido que eu vi no dia do casamento. Azul e preto. É apenas uma foto, mas é tão estranho!", escreveu a internauta (Foto: Reprodução/Tumblr)A BBC usou um software de edição de imagens para analisar os tons do vestido. Após a análise, a conclusão foi a de que o vestido é, de fato, azul e preto.
"Ao aumentar a saturação - tornando as cores existentes mais fortes, mas sem acrescentar novas cores - o vestido aparece azul para todos", afirmou a editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch.

Outra foto publicada posteriormente pela usuária do Tumblr acaba com as dúvidas: o vestido é mesmo azul e preto. 


Quer ter certeza sobre a cor do vestido? Abra a imagem no Photoshop para conferir as cores:

Ver imagem no Twitter

Mas e você, vê que cor mesmo? #PretoeAzul #BrancoeDourado

GIF - Vestido Auzl, branco, preto; dourado (Foto: Reprodução/Tumblr)
Gif com alterações na saturação da imagem


Deixe seu Comentário