26 de Julho: Dia dos Avós!


Amanhã é o dia que a gente enche de beijos, abraços e agrados aquelas que sempre estão nos encantando com suas histórias e gostosuras!


 Feliz de quem tem uma vovó, para ganhar um colinho mais doce, um bolo com cheiro de quero mais, um mimo fora de hora ou ouvir uma história antiga. Ok, sabemos que hoje temos vovós mais moderninhas que dominam o facebook, vivem no whatsapp e adoram sair para viajar com os netos ou fazer uma comprinhas. Mas isso não importa porque vó é sempre uma mãe com muito açúcar!


Mas e como surgiu a ideia de homenagear as avós com um dia só delas? 

Foi uma avó portuguesa, que lá nos anos 80 achou que era hora das avós serem prestigiadas da mesma forma que as mães ou os pais. Afinal, vó é vó. Ela que mantém as tradições da família e reune todo mundo em torno de uma mesa.  Dona Aninhas (como é chamada pelos amigos em Portugal) também pensou que instituindo essa data ajudaria a acabar com a solidão de muitos idosos. E assim foi. Foi escolhida a data do dia 26 de julho pois é o dia de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo.



Por isso celebramos o dia da avó, que na verdade é o dia dos avôs também! Dia de mimar quem tanto nos mima e mima nossos filhos. Dia de celebrar o valor da família, dia de agradecer por ter a sorte de ter eles por perto.  

O Dia dos Avós gera polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração.


Mas o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos.

Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes!

As avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.




Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza!



Aproveite o dia de hoje para encher seus avós de beijos e mimos, e vale até um #selfie para mostrar pra todo mundo seus lindos avós! Feliz dia para esses pais e mães cheios de açúcar!



Deixe seu Comentário