Páscoa com chocolate!

Se delicie com os chocolates na Páscoa e usufrua dos benefícios à saúde!


O chocolate é um alimento popular com diversas formas de apresentação. Pode ser bebido (chocolate em pó) com leite, ou em tabletes. Neste caso é apresentado em muitas versões: ao leite, branco, meio amargo, com amêndoas ou avelãs, com ou sem recheio, etc., variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.


O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas.


O chocolate preto deve usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas europeias. 
O chocolate ao leite ou chocolate de leite leva na sua confecção leite ou leite em pó. As normas europeias estabelecem um mínimo de 25% de cacau.
O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas de baunilha.



Inventado na Suíça após a I Guerra Mundial. Amado por uns e evitado por outros, o chocolate é alvo de diversos mitos. Dá espinhas, provoca alergias, diminui a Tensão Pré-Menstrual (TPM) e o mais temido por todos, engorda. 
Mas, o que pouca gente sabe é que ele é um alimento, sim, equilibrado do ponto e vista nutricional. 


Ele contém carboidratos (50%), gorduras (35%) e proteínas (15%). Quem despreza o alimento está enganado. Ele é rico em cálcio e ferro. Para se ter uma ideia, a quantidade de cálcio corresponde a 25% das necessidades diárias de uma mulher adulta e cerca de 40% de ferro. 
Os benefícios, entretanto, não isentam os consumidores do risco de engordar, portanto, é melhor comer com moderação e sempre acompanhado de outros alimentos na refeição!

Boa notícia para os chocólatras

Estudo apresentado em reunião da Sociedade Britânica de Ciência, aponta o chocolate como fonte de flavonóides, compostos químicos que diminuem as chances de coagulação do sangue, principal causa de derrames e ataques cardíacos. A pesquisa mostrou que a quantidade dessas substâncias contida em uma pequena barra de chocolate preto equivale à concentração de flavonóides de seis maçãs, quatro xícaras e meia de chá, 22 copos de vinho branco ou dois copos de vinho tinto, tradicionalmente conhecido como protetor do coração.



O estudo reforça a teoria de que o cacau age da mesma forma que a aspirina, tornando o sangue mais fino e, portanto, dificultado a formação de trombos. Os resultados da pesquisa nos levam a crer que o chocolate contribui para a saúde, porém, dentro de uma dieta balanceada, não esqueçam!

Já sabe tudo sobre o chocolate e seus benefícios, agora é só aproveitar a Páscoa e essas delícias, com moderação, claro!

Feliz Páscoa!


Deixe seu Comentário