8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Amanhã é comemorado no mundo inteiro o Dia das Mulheres!
Flores, chocolates e mensagens são presentes comuns e inofensivos. Mas, oferecidos sem um reflexão, reforçam um ideal que destoa do real objetivo da data: a busca pela igualdade e respeito!




A história se repete todo ano. No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a oferta de chocolates, flores, perfumes e outros presentes considerados “femininos” aumenta consideravelmente. Porém, mais do que uma data comercial, o Dia Internacional da Mulher nasceu como um protesto contra a opressão feminina, proposto em 1910 por Clara Zétkin e Rosa de Luxemburgo, na 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague.





Gentileza ou machismo?

A linha que separa o que é gentil do que é machista nas homenagens no Dia Internacional da Mulher se torna tênue à medida em que muitas das mensagens e presentes direcionados às mulheres acabam reforçando estereótipos ou comemorando uma situação de igualdade e empoderamento que, na realidade, ainda não existe por completo.

Mulheres merecem muito mais que uma bolsa! Mulheres merecem o espaço que quiserem ocupar!

“A gentileza, a delicadeza e a generosidade podem acontecer a qualquer momento, não necessariamente dia 8 de março e não só para as mulheres, mas isso não pode tomar o lugar da discussão de que ainda temos muitas reivindicações pela frente. Não são atos negativos, exceto quando nos discriminam e reforçam um padrão único de mulher” (Lourdes Bandeira).

Exemplos de discriminação e sugestões de presentes que passam longe da gentileza são, por exemplo, as homenagens que tentam enaltecer qualidades tidas como obrigatoriamente femininas: delicadeza, esmero, beleza, fragilidade, vaidade, entre outras, que acabam padronizando as mulheres dentro de um ideal que precisa ser quebrado.


Rosas, chocolates e perfumes, por exemplo, são apenas presentes e não precisam ser encarados como atitudes machistas, mas não estão isentos da culpa.

 “Na verdade, o presente é um ato inconsequente. Não vou recusar rosas e chocolates, mas a questão é que sempre caem no clichê de nos parabenizar por sermos mulheres. Nas propagandas, a nossa luta se resume a encontrar a chave no meio da bolsa, a suportar a TPM e andar de salto alto” (Lola Aronovich.)

No fundo, os presentes e homenagens carregam uma intenção subjetiva de encaixar a mulher em esteriótipos, ainda não não sejam a intenção principal.

Celebrar e lutar


Aos poucos, alguns aspectos da desigualdade entre mulheres e homens vão sendo desconstruídos para dar lugar a uma sociedade com mais oportunidades e direitos iguais. O Dia Internacional da Mulher representa a luta por essa desconstrução, que não acontece em apenas um dia do ano, e sim ao longo dele. É uma data para recordar que ainda existe um longo caminho pela frente, mas também para celebrar as conquistas adquiridas até então.



Embora existam conquistas e avanços para comemorar, muitas coisas ainda precisam mudar para que o 8 de março seja, exclusivamente, um dia de celebração: violência, salários inferiores em relação aos homens com mesma profissão e grau de escolaridade, entre outras desigualdades são algumas das lutas que as mulheres encaram diariamente!




Presenteando as Mulheres


Os mimos como flores e chocolates são bem vindos sim, porém, mais importante é a mensagem de respeito e igualdade de direitos, além de entender a individualidade de cada mulher! 

Afinal ser mulher é: o que ela quiser ser!

Campanha Dove com mulheres diversas fora dos padrões impostos pela mídia.


Parabéns a todas as mulheres!

Deixe seu Comentário