Eclipse Lunar: Fique de olho no céu HOJE!

A noite de hoje vai ficar bem mais bonita e especial com um fenômeno natural que ocorre poucas vezes no ano, e que vale a pena ser observado!

Hoje, sexta-feira, dia 18 de outubro de 2013, ocorrerá um eclipse lunar penumbral, o último deste ano. O fenômeno poderá ser observado no leste das Américas, na Europa, na África e em algumas partes da Ásia. 
O eclipse deve começar por volta das 18h51, de acordo com previsões da Nasa (Agência Espacial Americana). O fenômeno deve terminar por volta de 22h50 – no horário de Brasília. Parte da lua ficará ocultada pela penumbra da Terra.


De acordo com o tempo internacional, um eclipse lunar irá ocorrer hoje, em 18 de outubro de 2013, que será visível em algumas partes do mundo. 

Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu . Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. É como se fosse um eclipse solar porém a Terra encobre a lua nesse caso.
Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse.

Ficheiro:Feb 20 2008 Lunar Eclipse Collage.jpg
Todos os níveis de uma Eclipse Lunar

Ao contrário dos eclipses solares que são visíveis apenas em pequenas áreas da Terra, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar da Terra em que seja noite no momento do eclipse.

Este será o terceiro eclipse do ano. Em 25 de abril tivemos um eclipse parcial da lua, e em 25 de maio ocorreu outro eclipse penumbral. Um eclipse total da lua – em que a mesma fica coberta pela umbra da Terra – está previsto apenas para 15 de abril de 2014, e poderá ser observado do Brasil.

Horário da Eclipse aqui no Piauí: Início -18:51 / Máximo da Eclipse: 20:50 / Término: 22:50

Fontes: Wikipédia, Vercalendario.info.

Deixe seu Comentário