Alergia, quem não tem?

O estresse, a poluição, o sedentarismo, o consumo de alimentos industrializados em grande quantidade, a fragilidade do sistema imunológico, mudanças bruscas de temperatura, o fato de atualmente vivemos mais em ambientes fechados, pouco ensolarados, propícios para o acúmulo de ácaros e insetos e alguns outros fatores característicos da vida moderna são responsáveis pelo aumento do grande número de casos de alergia no Brasil e no mundo.

As crianças são as que mais sofrem com alergias


RINITE ALÉRGICA:
Essa é a forma mais comum de rinite. Tem como característica a inflamação das vias aéreas superiores, que provoca espirros intermináveis, coceira no nariz e na garganta, coriza e obstrução nasal.
A reação pode ser desencadeada pelo contato com produtos químicos, cigarros e remédios etc.
A rinite atinge cerca de 35% da população brasileira.


ANIMAIS:
Além dos pêlos e penas, microscópicos fragmentos de pele que se desprendem da pele do animal podem desencadiar a reação de coceira, irritação nos olhos, espirros e congestão nasal, além de  coriza, urticária, falta de ar, tosse e coceira no nariz ou na garganta.

Algumas pessoas são alérgicas à saliva dos animais, que pode estar presente nos lugares mais inusitados da casa.


Os pneumologistas explicam que os pêlos dos animais são altamente alergênicos, assim como a poeira doméstica - que com frequência contém restos de insetos, como baratas, e principalmente, ácaros.

POEIRA, PÓ:

A poeira doméstica é composta de pequenas partículas de materiais vegetais e animais. Nessa mistura vivem animais microscópicos chamados ácaros da poeira.

As fezes desses animais são a causa mais comum da alergia permanente e seus sintomas.

Os ácaros da poeira são encontrados por toda a casa, mas vivem especialmente nas áreas mais úmidas e nas áreas onde existe caspa humana (pequenos flocos de pele descamada). 

Os sintomas da alergia a ácaros incluem congestão nasal, coriza, espirros (principalmente na manhã), coceira nos olhos, lacrimejamento, tosse e chiados no peito.


AUTOMEDICAÇÃO:
Prática comum no cotidiano das pessoas, a automedicação é a terceira causa de internação por alergia ou intoxicação aos medicamentos.
“Desenvolver alergia por causa da automedicação é muito mais comum do que se imagina. Em muitos casos os sintomas são leves e as pessoas não chegam a procurar um médico.” Wong. 
Os principais vilões são os antiinflamatórios, analgésicos e antibióticos.
Os principais sintomas da reação alérgica ao medicamento são inchaço nos olhos e na boca, manchas vermelhas pelo corpo, coceiras intensas e, em casos mais graves, formação de bolhas.


O tempo de reação após a automedicação pode acontecer minutos após a ingestão do medicamento e até mesmo depois de semanas.
O maior perigo é quando esse inchaço atinge a garganta, o que pode causar sufocamento por edema de glote e levar à morte se não tratado a tempo.



ALERGIA ALIMENTAR:

Uma alergia alimentar é uma hipersensibilidade ou resposta anormal do sistema imunológico a certos alimentos.
É uma sensibilidade que se desenvolve da mesma forma que as alergias a pólen ou fungos.
Primeiro o seu corpo precisa ter entrado em contato com o alérgeno (nesse caso, o alimento) para ter desenvolvido anticorpos contra ele.
Os alimentos que mais provocam alergia são: leite de vaca, ovos, amendoim, mariscos e castanhas


Os sintomas de uma reação alérgica a um alimento vão de formigamento nos lábios até cãimbras abdominais, dificuldade de respirar e, mais seriamente, o choque anafilático [dificuldade em respirar, sudorese, pele pálida, fria, pulso rápido, chiado ao respirar, desmaio e coceira e vermelhidão pelo corpo.]
Os alimentos mais associados a choques anafiláticos são: amendoins, nozes, mariscos, crustáceos, clara de ovo e sementes, como o gergelim.
As reações podem piorar progressivamente com exposições subseqüentes.



DICAS PARA EVITAR REAÇÕES ALÉRGICAS:

1. O ar dentro de casa precisa ser renovado. Abra as janelas e portas pelo menos uma vez por dia;
2. Carpetes e tapetes devem ser limpos com muita frequência para evitar acúmulos de poeira e pelos;
3. Sistemas de ar condicionado precisam ser higienizados de acordo com o acúmulo de pó;
4. Excesso de umidade dentro de casa facilita a proliferação de ácaros (dermatofagóides), que comem restos da pele, que deixamos em lençóis, travesseiros e cobertores;
5. Evite brinquedos de pelúcia e acúmulo de livros ou papéis soltos dentro do quarto, eles são ótimos reservatórios de poeira;
6. Aspiradores com sistema de alta filtração facilitam na limpeza. Cobertores e camas também devem ser aspirados;
7.  Misturar vinagre e água para higienizar carpetes e tapetes ajuda a eliminar os ácaros;
8.  Evitar o consumo de medicamentos sem orientação médica;
9.  Evitar o consumo de alimentos que causaram indisposição ou alguns dos sintomas citados. Procure um médico para a realização de testes alérgicos;
10. Ande sempre com antialérgicos receitados pelo médico. Em caso de ingestão de alimentos  alergênicos acidentalmente e iniciem os sintomas, tome a medicação e procure um hospital para um atendimento mais completo.

Deixe seu Comentário