Conheça o Piauí, comemore o Piauí!

Para comemorar o Dia do Piauí (19 de Outubro), nossa proposta hoje é fazer um convite para nos reencontrarmos com o que o Piauí presente nos lugares, na comida, nos fatos históricos e até na nossa forma de falar.

Homenagear um estado inteiro é manter viva as tradições, as raízes, as receitas e a alegria de um povo. Venha com a gente neste passeio pelo Piauí com paradas obrigatórias em alguns temas.

Os sabores da nossa terra

O Piauí, assim como outros estados, recebeu as primeiras influências dos povos indígenas, com comidas à base de milho, macaxeira, farinha de mandioca, abóbora, pimenta da terra, e muito mais. É impossível poder falar de todos os sabores do nosso Piauí, mas vamos aqui destacar alguns:
  • A carne de sol é tradição, mas não só ela, a Maria Isabel e a Paçoca formam esse time de sabores quase obrigatórios.
  • O Capote também não pode faltar, em alguns locais é chamado de galinha d’Angola e guiné. O arroz com capote, inclusive pode ser bem saboreado em Campo Maior, com vários locais que tem tradição em oferecer esse prato.
  • Quando o assunto é linguiça caseira, José de Freitas é bem lembrada, feita com carne de porco e servida como refeição ou tira-gosto. 

  • A Galinha Caipira também é muito apreciada no estado e Castelo do Piauí se destaca com a receita de Galinha Mergulhada que é cozinhada com o arroz. 
  • Como não lembrar das farofas e dos fritos? Feitos com ovos, torresmos, caças diversas.
  • Os picadinhos e batidas feitas com maxixe, macaxeira, quiabo, abóbora, regados com manteiga de garrafa ou nata, também fazem parte de muitas gerações de piauienses. 
  • Não vamos nos esquecer dos doces, compotas e delícias como: doces da casca do limão, laranja e outras frutas, assim como compotas de bacuri, buriti, caju, entre outros. 
  • E sempre vamos lembrar da querida e deliciosa cajuína, que ganha cada dia mais adeptos e produtores locais empenhados em melhorar a produção e o sabor. 

As paisagens daqui

De acordo com o site Trip Advisor, algumas das principais atrações no Piauí são:
  • Parque Nacional Serra da Capivara: O parque é patrimônio mundial da Unesco tem cânions, serras e uma paisagem de tirar o fôlego, com pinturas de 6 mil a 12 mil anos. Ocupa 130 mi ha  nas áreas de 4 municípios: São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Tamboril do Piauí, Brejo do Piauí, São Braz, Anísio de Abreu, Jurema, Caracol e Guaribas.
  • Delta do Parnaíba: Faz parte da Rota das Emoções e é considerada uma das paisagens mais belas do mundo. O acesso pode ser feito via terrestre, marítima ou aérea. Os acesso ao Delta podem ser por Teresina, Parnaíba ou Fortaleza. 
  • Museu do Homem Americano: O museu tem uma exposição que mostra mais de 4 décadas de pesquisas feitas na região do Parque Nacional Serra da Capivara, apresenta teorias da evolução dos hominídeos, o povoamento na América, e entre outros fatos históricos. Fica localizado na Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano). 
  • Praia de Barra Grande: Fica a 70km de Parnaíba-PI e é um dos destinos mais exuberantes e procurados por turistas do país e também de outros países.  
  • Parque Nacional de Sete Cidades: O parque fica na zona rural de Piracuruca-PI, possui 36 km com foco na preservação de ecossistemas naturais de relevância ecológica.


Pra ver e rever a nossa história 

É possível conhecer a história do Piauí através de alguns locais importantes. Muitos piauienses nunca visitaram e essa é uma boa oportunidade para tomar conhecimento e mergulhar mais a fundo nas suas próprias raízes. Estes são alguns locais que ajudam a contar nossa história:

  • Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes: Com um acervo eclético de aproximadamente 7 mil peças que vão desde peças pré-históricas até peças de artesanato, cédulas, entre outros itens. Fica em Teresina-PI, na Rua Areolino de Abreu, 900. 
  • Monumento Heróis do Jenipapo: Memorial que conta a história da Batalha do Jenipapo, a a única luta armada pela independência do Brasil. Fica em Campo Maior-PI (BR 343), na saída norte de Campo Maior (rumo ao litoral).
Nós que fazemos o site Os Mosqueteiros temos orgulho em sermos piauienses, vemos neste estado um potencial que ultrapassa o tangível, o carinho e a determinação do nosso povo nos leva adiante também. Parabéns, Piauí e piauienses de nascimento e coração!

Por falar em Piauí, todo dia é dia de comemorar as maravilhas daqui e vamos deixar aquelas dicas de ofertas com os descontos que você tanto adora. Comemore e economize com o que você mais gosta:



Deixe seu Comentário