2018 com mais economia!











O fim do ano chegou. Logo teremos a virada, com uma lista enorme de metas para cumprir em 2018. Além de começar um exercício físico, voltar a estudar e viajar mais, tem aquela meta de economizar mais.

Por mais que a gente tente, organizar nossas finanças nunca é muito fácil. E o erro tá bem no começo: queremos cortar todos os gastos, poupar todo o dinheiro que recebemos, sem fazer um planejamento antes.

Para que você não meta os pés pelas mãos, vamos te ajudar um pouco a organizar suas finanças e ter um 2018 mais poupançudo!

E os gastos do ano foram...:














Luz, água, telefone, TV a cabo, supermercado, aluguel, condomínio, IPTU. O cafezinho à tarde, as saídas e o supermercado. É fundamental conhecer seus gastos e para onde vai o seu dinheiro. 

Corta-corta:


Tem TV a cabo, mas quase não para em casa. Para pra tomar um café, mesmo tendo de graça no seu trabalho. Depois de anotar todos os seus gastos, você poderá começar a cortar o que não tem necessidade de continuar pagando. Mudar o plano do celular, diminuir o supermercado e outros cortes podem ajudar você a economizar.

Minha meta é...:


Já sabe onde tá gastando, já cortou o que não era necessário... agora é hora de criar metas. Na reorganização da economia doméstica, a regra de distribuição de gastos é a seguinte:
  • 35% para estilo de vida: diversão, diarista, jantar fora... gastos que você tem para fugir da rotina casa-trabalho-casa.
  • 15% para prioridades financeiras: empréstimos pessoais, financiamentos de longo prazo, poupança e investimentos.
  • 50% para gastos essenciais: As contas de casa como luz, telefone, internet, supermercado, aluguel, condomínio e IPTU, além de outros gastos que possuem menor flexibilidade para serem cortados, como locomoção.




Agora que você já definiu o quanto gastar em cada categoria, ficou mais fácil economizar. Já dá para poupar aquela graninha para a viagem de férias ou para comprar algo que você deseja muito. Organizando direitinho e com antecedência, você terá uma evolução financeira e poderá ter muito mais sucesso!

Deixe seu Comentário