Pra comemorar o Rock!




Sempre quando se fala em algum estilo musical, alguns estereótipos tomam nossas cabeças. Principalmente quando é um estilo emblemático como o rock 'n' roll.

No 13 de Julho se comemora o Dia do Rock, mas antes de falar sobre esse estilo, a gente gostaria de compartilhar algumas informações valiosas.
Você sabia que  antes de definir o rock, é preciso lembrar do Blues? Os primeiros artistas de rock beberam na fonte desse ritmo.

É preciso lembrar também que a dança e o som das guitarras elétricas, foram fatores importantíssimos para a caracterização do rock. Quem não lembra da dança hipnotizante de Elvis Presley?

Por que 13 de Julho?



O dia do Rock foi instituído em 1985. Neste ano foi realizado o “Live Aid”, um megaevento com artistas renomados para arrecadar fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Desde então a data é celebrada para alegria dos aficionados do Rock.

O evento aconteceu simultaneamente em outros locais do mundo e os concertos reuniram mais de 200 mil pessoas, e estima-se que eles foram assistidos ao vivo por mais de 1,5 bilhão de telespectadores de mais de 100 países.

Você sabia que ela só é comemorada no Brasil?

Apesar do barulho que os eventos fizeram na época, a data, criada por aspiração de Phil Collins no Live Aid de 1985, não teve a mesma repercussão no resto do mundo. Aqui no Brasil a 89FM, mais conhecida como RádioRock, fez o trabalho de tornar a data amplamente popular.



E já que o assunto é rock ‘n’ roll fizemos uma pequena lista (que sempre estará incompleta) dos 10 nomes que mudaram o rock. Veja se os seus preferidos estão aqui:

  1. Chuck Berry: O primeiro grande compositor do rock criou riffs copiados até hoje (Roll Over Beethoven, Maybellene)
  2. Brian Wilson: O líder dos Beach Boys compôs alguns dos momentos mais sublimes da música pop
  3. Rolling Stones: Foram os primeiros a subir no palco com as roupas que usavam no dia a dia.
  4. Phil Spector - O mais influente produtor musical dos EUA nos anos 60. Aos 18 anos já tinha uma música no Top 10
  5. Jimi Hendrix - Revolucionou a guitarra e tornou-se o músico mais influente e inovador de sua geração.
  6. David Bowie - O camaleão do rock fez de tudo, sua capacidade de se reinventar era impressionante
  7. Sex Pistols: Juntamente com o Ramones e The Clash criaram o punk, uma música crua e direta. Estouraram na Inglaterra e provaram que não era preciso ser bonito e comportado para chegar ao topo das paradas.
  8. Kurt Cobain: O Nirvana foi um caso raro de banda alternativa que fez imenso sucesso comercial e abriu caminho para dezenas de outras.
  9. Beatles: Elevaram o rock a um nível artístico nunca visto.
  10. Elvis: e claro, ele, o Rei do Rock, por motivos óbvios!

      Fonte: Superinteressante

Deixe seu Comentário