Vai Brasil!



No dia 07 de Setembro começaram as Paraolimpíadas no Brasil. Serão 11 dias de competição, com 23 modalidades, entre elas atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, canoagem velocidade, ciclismo de estrada, esgrima em cadeira de rodas, goalball. 528 provas valerão medalhas: 225 femininas, 265 masculinas e 38 mistas.

Só isso já deu pra empolgar, não é mesmo? Mas tem umas curiosidades que queremos te mostrar, para que você se encante ainda mais e vibre por nossos competidores brasileiros:

Agitos - Espírito em Movimento

Símbolo:
Os Jogos Paralímpicos possuem um símbolo especial: o Agitos. Este símbolo possui três arcos em vermelho, verde e azul, representando o "espírito em movimento", lema paralímpico.

Vinicius e Tom

Mascote:
Os mascotes das olimpíadas existem desde 1972, para animar as torcidas. Neste ano, Tom, que representa nossa flora, receberá nossos competidores. Seu nome é uma homenagem a Tom Jobim.

Jogos:
O formato atual dos Jogos Paralímpicos surgiu em 1988, nas Olimpíadas de Seul. Foi também a primeira vez que o evento foi chamado com esse nome.

Brasil:
O esporte paralímpico no Brasil começou na década de 1950, graças ao paraplégico Róbson de Almeida Sampaio. Ele fundou um clube no Rio de Janeiro, enquanto outro paraplégico, Sérgio Delgrande, fazia o mesmo em São Paulo. Em 1959, as equipes dos dois clubes se enfrentaram em um jogo de basquete em cadeira de rodas.



Iguais, mas diferentes:
Alguns esportes paralímpicos somente portadores de deficiência participam, mas a maioria dos eventos Paralímpicos podem ser reconhecidos por quem acompanha os Jogos Olímpicos, sendo adaptados para os competidores.



Delegação brasileira:
Essa será a maior delegação brasileira da história, com 279 atletas - 181 homens e 98 mulheres -, além de 23 acompanhantes e 195 profissionais técnicos, administrativos e de saúde. E teremos representantes de todas as 22 modalidades.



E até agora já temos 4 medalhas, sendo 2 de ouro, uma de prata e uma de bronze! Você também sentiu o coração se encher de orgulho? Então aproveite para torcer junto com nos nossos campeões! Vai Brasil!

Deixe seu Comentário