É Como Andar de Bicicleta

"É como andar de bicicleta, não esquecemos jamais". Ouvimos essa frase desde criança, desde as primeiras tentativas a aprender a ficar em cima de uma bicicleta sem rodinha ou sem ajuda dos pais.

Ilustração: Mike Joos
Depois que crescemos, andar de bicicleta toma uma importância ainda maior,sabia?  É uma das atividades aeróbicas mais prazerosas, ainda mais porque você faz exercício e ainda pode fazer isso se divertindo ao lado dos seus amigos.





Pra quem ainda não comprou sua "magrela", conheça alguns ótimos motivos:

1. Tonifica abdômen, músculos da coxa, glúteos e panturrilha
2. Melhora a circulação sanguínea, e fortalece o coração
3. Para melhor o condicionamento, pedale mais de 20 minutos por dia, para perder calorias, pedale 40 minutos diários.

Caso, você não tenha um lugar adequado e seguro para pedalar, para as bicicletas ergométricas os benefícios são praticamente os mesmos, menos o prazer de pedalar ao ar livre,sentindo o vento no rosto. O Brasil ainda é muito deficiente em ciclovias e espaços para os ciclistas, mesmo assim já ocorre um incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, além do lazer.

O Brasil conta com pouco mais de 600km de ciclovias e ciclofaixas por seu território, mas algumas cidades brasileiras já são exemplo:

                                    Ciclovia em Santos.Foto: Armando Catunda/AE
Santos (SP)

Cidade plana e com clima agradável, possui cerca de 20km de ciclovia na orla e fora dela, possui uma malha interessante que integra várias regiões da cidade, sendo possível até atravessar o "Ferry Boat" que liga Santos a Guarujá de bicicleta.

Aracaju (SE)

Seu sistema de ciclovias possui 62km de extensão, a cidade já investiu 11milhões em amplicação da malha, e pretende se transformar na "capital da bicicleta".

Brasília (DF)

A cidade criou o Pedala-DF, um plano cicloviário para incentivar o uso da bicicleta, a meta é chegar no fim de 2012 com a maior malha da América Latina, com 600km de extensão. Assim como o Rio de Janeiro, Brasília tem instalado bicicletários e paraciclos nas principais estações de metrô e terminais de ônibus.

Quem mora no Piauí e quer levar a pedalada de modo mais profissional, acesse o blog da Federação do Ciclismo do Piauí. E para o Maranhão, acesse o blog da Associação Maranhense de Esporte.

Pedalar alivia o estresse, emagrece e ajuda a fazer amigos! Quem ainda não sabe, sempre é tempo de aprender.

Não esqueça dos equipamentos de segurança, pegue sua bicicleta e divirta-se!

Boas pedaladas, Mosqueteiros!

Deixe seu Comentário