Ilustração: Mike Joos |
Pra quem ainda não comprou sua "magrela", conheça alguns ótimos motivos:
1. Tonifica abdômen, músculos da coxa, glúteos e panturrilha
2. Melhora a circulação sanguínea, e fortalece o coração
3. Para melhor o condicionamento, pedale mais de 20 minutos por dia, para perder calorias, pedale 40 minutos diários.
Caso, você não tenha um lugar adequado e seguro para pedalar, para as bicicletas ergométricas os benefícios são praticamente os mesmos, menos o prazer de pedalar ao ar livre,sentindo o vento no rosto. O Brasil ainda é muito deficiente em ciclovias e espaços para os ciclistas, mesmo assim já ocorre um incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, além do lazer.
O Brasil conta com pouco mais de 600km de ciclovias e ciclofaixas por seu território, mas algumas cidades brasileiras já são exemplo:
Cidade plana e com clima agradável, possui cerca de 20km de ciclovia na orla e fora dela, possui uma malha interessante que integra várias regiões da cidade, sendo possível até atravessar o "Ferry Boat" que liga Santos a Guarujá de bicicleta.
Aracaju (SE)
Seu sistema de ciclovias possui 62km de extensão, a cidade já investiu 11milhões em amplicação da malha, e pretende se transformar na "capital da bicicleta".
Brasília (DF)
A cidade criou o Pedala-DF, um plano cicloviário para incentivar o uso da bicicleta, a meta é chegar no fim de 2012 com a maior malha da América Latina, com 600km de extensão. Assim como o Rio de Janeiro, Brasília tem instalado bicicletários e paraciclos nas principais estações de metrô e terminais de ônibus.
Quem mora no Piauí e quer levar a pedalada de modo mais profissional, acesse o blog da Federação do Ciclismo do Piauí. E para o Maranhão, acesse o blog da Associação Maranhense de Esporte.
Pedalar alivia o estresse, emagrece e ajuda a fazer amigos! Quem ainda não sabe, sempre é tempo de aprender.
Não esqueça dos equipamentos de segurança, pegue sua bicicleta e divirta-se!
Boas pedaladas, Mosqueteiros!