8 de novembro: Campanha Nacional de Vacinação

A partir do dia 8 de novembro (sábado) começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomelite e o sarampo. O objetivo será manter a erradicação da poliomielite no país e controlar os casos de sarampo, que têm aparecido sobretudo no nordeste. 
Graças as campanhas de vacinação realizadas, há 25 anos a Poliomelite foi erradicada no Brasil, não havendo registro de nenhum caso nesse período.

Já o Sarampo  ainda se manifesta em regiões da Europa, Ásia e África. Por isso, a campanha terá como foco crianças de 1 a 5 anos, visando evitar a contaminação por meio de casos importados – espera-se que 10,9 milhões de crianças sejam vacinadas. 
No estado do Ceará, que teve 224 casos no período de março de 2013 a março deste ano, e também em algumas cidades de Pernambuco, a campanha teve que ser adiantada para interromper a cadeia de transmissão da doença. Não por acaso, Fortaleza foi escolhida como sede de lançamento da campanha. A vacina que protege contra o sarampo é a tríplice viral, que também imuniza contra a caxumba e rubéola.

Fiquem ligados papais e mamães!

Serão duas semanas intensas de campanha: do dia 8 ao dia 28 de novembro. Porém, tanto a vacina contra a poliomielite quanto a vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola ficam disponíveis o ano todo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Carteira de Vacinação Eletrônica

Para dar uma forcinha às famílias na hora de lembrar o período certo para vacinar as crianças, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo gratuito que funciona como uma carteira de vacinação eletrônica: a partir da idade e do registro das imunizações já realizadas, o programa emite alertas sobre as próximas vacinações. Todas as vacinas oferecidas pelos SUS estão cadastradas e é possível registrar até 10 carteiras de vacinação diferentes. 


A vacinação é essencial para imunizar as crianças contra doenças graves. Saiba mais sobre a Poliomelite e o Sarampo:

Receba notificações sobre campanhas sazonais de vacinação no seu celularTambém conhecida como paralisia infantil, a poliomelite é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. A paralisia dos membros inferiores acontece quando o vírus atinge o cérebro atacando os neurônios motores. Se o vírus chegar às células nervosas que controlam a musculatura envolvida no sistema respiratório e de deglutição, a doença pode ser fatal. 

Vacinação (Foto: Thinkstock)Já o sarampo é provocado pelo Morbili vírus, que pode ser transmitido por secreções produzidas nas vias respiratórias, eliminadas pela tosse e espirro. O principal sintoma da doença são  manchas avermelhadas pela pele, além de febre, tosse, conjuntivite, moleza, coriza, falta de apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Em gestantes, a doença é especialmente grave, pois pode provocar parto prematuro e até mesmo aborto. O Brasil não tem transmissão autóctone do sarampo (dentro do país), apenas casos importados que, às vezes, podem gerar uma contaminação secundária.  A única forma de prevenção da doença é por meio da vacina.

Então não esqueça de separar a caderneta dos pequenos e cuidar para que eles continuem sempre cheios de saúde! Quem ama vacina :)

Fonte: Ministério da Saúde / Revista Crescer

Deixe seu Comentário