
Graças as campanhas de vacinação realizadas, há 25 anos a Poliomelite foi erradicada no Brasil, não havendo registro de nenhum caso nesse período.
Já o Sarampo ainda se manifesta em regiões da Europa, Ásia e África. Por isso, a campanha terá como foco crianças de 1 a 5 anos, visando evitar a contaminação por meio de casos importados – espera-se que 10,9 milhões de crianças sejam vacinadas.
No estado do Ceará, que teve 224 casos no período de março de 2013 a março deste ano, e também em algumas cidades de Pernambuco, a campanha teve que ser adiantada para interromper a cadeia de transmissão da doença. Não por acaso, Fortaleza foi escolhida como sede de lançamento da campanha. A vacina que protege contra o sarampo é a tríplice viral, que também imuniza contra a caxumba e rubéola.
Fiquem ligados papais e mamães!
Serão duas semanas intensas de campanha: do dia 8 ao dia 28 de novembro. Porém, tanto a vacina contra a poliomielite quanto a vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola ficam disponíveis o ano todo no Sistema Único de Saúde (SUS).
Carteira de Vacinação Eletrônica
Para dar uma forcinha às famílias na hora de lembrar o período certo para vacinar as crianças, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo gratuito que funciona como uma carteira de vacinação eletrônica: a partir da idade e do registro das imunizações já realizadas, o programa emite alertas sobre as próximas vacinações. Todas as vacinas oferecidas pelos SUS estão cadastradas e é possível registrar até 10 carteiras de vacinação diferentes.
A vacinação é essencial para imunizar as crianças contra doenças graves. Saiba mais sobre a Poliomelite e o Sarampo:


Então não esqueça de separar a caderneta dos pequenos e cuidar para que eles continuem sempre cheios de saúde! Quem ama vacina :)
Fonte: Ministério da Saúde / Revista Crescer