E as confraternizações, hein?!

Fim de ano e as confraternizações estão a todo vapor. Falta data do calendário para tanta reunião. Muitos grupos e reencontros que são super aguardados já que a correria do dia-a-dia impede que encontros como esse sejam mais frequentes e/ou ocorram em outra ocasião.
Um dos eventos que sempre ocorrem nessa época é a festa da empresa, "da firma", "a confraternização do trabalho". É sempre legal e é uma chance de descontrair e comemorar o ano que está acabando, mas é importante lembrar que o exagero na bebida e na descontração podem gerar uma ressaca ainda maior no dia seguinte.



Aí vão 10 dicas para você aproveitar a celebração do seu ano no trabalho:


1 – Por mais que não goste, tente comparecer
Independentemente do tamanho da festa, a empresa investiu tempo e dinheiro para proporcionar a integração e um bom clima entre os funcionários e, dependendo da cultura da empresa e do cargo do funcionário, a presença do colaborador é esperada pelos gestores. É importante prestigiar. Se você não for, deixa margem para as pessoas interpretarem da maneira que eles quiserem. Eles podem entender que você não está comprometido. No entanto, quando a celebração acontece fora do horário de trabalho, não é obrigatório que o funcionário compareça. Se você perceber que não vai ser prejudicado, porque as lideranças não levam isso em consideração, não tem problema em ficar em casa.



2 – Se aceitou o convite, não dê “apenas uma passadinha”
Em alguns casos, a liderança da organização aproveita o momento em que todos estão reunidos para fazer um pronunciamento sobre os resultados obtidos no ano e o que está esperando para o próximo ano. É recomendável que o funcionário fique até o final destes discursos, não apenas por educação, mas para se inteirar sobre os assuntos da companhia. A partir daí é como aniversário, depois que cantou os parabéns fica quem quiser. Ficar 15 minutos é mostrar que não está interessado e só está ali de corpo presente.

Porém, como as festas acontecem geralmente no período noturno e alguns dos colaboradores têm filhos ou outras questões pessoais para cuidar, é normal que nem todos possam ficar até o final. Neste caso, é válido utilizar os 15 minutos para cumprimentar os gestores e colegas mais próximos, avisando que terá de sair em breve.



3 – Não vá vestido para matar
[Festa de empresa] não é o lugar em que você vai como se fosse para uma balada. Caso o tipo de traje não esteja especificado no convite do evento, por mais que o ambiente seja informal, o recomendável é que o profissional não exagere demais na hora de se vestir. É um momento em que você pode ousar mais, mas não é o lugar onde você vai colocar um decote, uma fenda ou uma saia mais curta. Roupas que fogem demais do ambiente corporativo podem prejudicar a credibilidade do profissional e virar motivo de comentários entre os colegas.



4 – Beba com moderação
Quando o funcionário é convidado para a festa da empresa, a bebida alcoólica é uma das primeiras coisas a vir na cabeça. Tem sim que tomar uma ou duas doses, para ficar mais tranquilo e tomar coragem de conversar com as pessoas das áreas que você não conhece. Porém, geralmente as bagunças e os escândalos começam com o álcool. Se não tem certeza de que vai conseguir se controlar, o ideal é ficar na água e refrigerante e deixar para extravasar junto com amigos e família, sem a presença do seu chefe.


5 – Dance como se houvesse o amanhã
Algumas empresas têm uma cultura mais formal e esperam que seus funcionários mantenham essa postura no ambiente de trabalho. No caso das confraternizações, elas podem ser consideradas como parte da organização e, portanto, a formalidade deve continuar presente. Isso não significa que o funcionário deve virar uma estátua de cera e não aproveitar a música. Você pode dar uma dançadinha, pode brincar. Só não pode colocar a gravata na cabeça e fazer coisas toscas, que lembra que além de ser observado, o funcionário pode ser filmado por alguém mal intencionado e o vídeo cair na internet.



6 – Controle-se na comida, esta não é a última ceia

O departamento responsável por organizar a festa normalmente toma os cuidados necessários para que não falte comida ou bebida. Portanto, não é necessário se desesperar na hora de comer. Além disso, as festas duram algumas horas, tempo suficiente para experimentar de tudo um pouco. A gente vê as pessoas comendo como se fosse a última refeição. Não precisa pegar 30 salgadinhos no mesmo prato de uma vez. Você não está ali para encher a pança e ir embora.



7 – Fortaleça seus relacionamentos e não fale apenas sobre trabalho
Apesar de ser um assunto em comum a todos os presentes na comemoração, tentar relaxar e conversar sobre amenidades não relacionadas ao mundo corporativo é a melhor maneira de fazer amizades e conhecer colegas de outras áreas, aumentando sua rede de relacionamentos na empresa.
[A pessoa deve] aproveitar a situação para reconstruir algumas relações que ao longo do ano foram tensas. É o momento de sentar, conversar e trocar assuntos de uma maneira mais amena e agradável.



8 – Nem sempre é permitido flertar
Apesar do clima informal das celebrações colaborar para que as pessoas se soltem mais e tomem atitudes que normalmente não tomariam dentro do escritório, o flerte entre colegas de uma mesma empresa nem sempre é permitido. Algumas companhias têm como regra de conduta a proibição deste tipo de relação entre os funcionários. Portanto, o colaborador deve evitar quebrar esta regra, ainda mais em um ambiente em que todos da companhia o estão observando.

Já nos casos em que a organização não se importa com este tipo de relacionamento, o namoro pode acontecer. Se você se apaixonou mesmo ou os dois já estavam flertando, eu acho que é o momento ideal para convidar para jantar ou fazer algo depois. Mas tem de ser com muita educação.



9 – Não force intimidade com o seu chefe
Embora os líderes da empresa não estejam exercendo o papel de autoridade durante a confraternização, eles continuam sendo chefes e podem avaliar o comportamento dos funcionários naquele momento. Assuntos inadequados ou pessoais demais, quando não existe uma relação de intimidade entre o gestor e o subordinado, podem prejudicar a imagem do profissional. [O chefe] não se transformou em um amigo para o qual você vai fazer confidências e com quem pode falar de qualquer assunto.



10 – Desculpe-se pelos excessos
Se por falta de experiência, ou por excesso de bebida alcoólica, o profissional cometer alguma gafe que incomodou a liderança da empresa ou outros colegas, é recomendável que a pessoa peça desculpas quando voltar ao escritório. Desta maneira, ela se mostrará humilde e pode reverter a situação, dependendo do tamanho do estrago.

No entanto, nem sempre um pedido de desculpa pode resolver o problema. Em certos casos, como agressão moral e física, o empregador pode demitir o funcionário por justa causa, baseando-se no artigo 482-J, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que trata de “atos lesivos da honra ou da boa fama”. Isso poderia ser aplicado mesmo em eventos fora da empresa, pois gera a quebra de confiança entre o dois,  já foram registrados alguns casos em que os funcionários de uma empresa foram mandados embora após brigarem em uma confraternização de fim de ano

Para não colocar a carreira em risco, o profissional deve lembrar que a festa é uma extensão do ambiente de trabalho e o melhor a se fazer é tentar se comportar de maneira ética e responsável, deixando os excessos e as comemorações mais animadas para os momentos em que não estiver sob o olhar dos colegas de trabalho.

Fonte: IG

Deixe seu Comentário

III Concerto de Natal em prol do projeto "Violão nas Escolas" acontece em Teresina

Uma noite em que a solidariedade é a grande atração. Esse é o espírito de todos que promovem o III Concerto de Natal que acontecerá na noite do dia 10 de dezembro no Auditório da OAB.


O Concerto de Natal será realizado com a participação da Orquestra de Violões de Teresina, o cantor Naeno e o humorista Amauri Jucá. O evento é uma realização do pelo Rotary Club de Teresina Sul (organização sem fins lucrativos) com apoio da Fundação Monsenhor Chaves e claro, do público que além de contribuir na compra do ingresso, contribui prestigiando e conhecendo o lindo e importante trabalho realizado pela Orquestra de Violões.

Orquestra de Violões de Teresina

O Projeto Violão nas Escolas atende alunos da rede pública de ensino municipal com aulas gratuitas de musicalização através do violão.
De forma inédita no Nordeste, o projeto utiliza uma prática coletiva de ensino de violão e teoria musical, possibilitando a formação de turmas maiores e assim abraçando mais alunos. A ideia é levar música para estudantes, melhorando o desempenho intelectual, despertando vocações e o surgimento de talentos, além de promover a inclusão cultural de crianças e adolescentes carentes e gerar renda para artistas da área musical.

Toda a arrecadação com bilheteria e patrocínio será destinada a custear despesas do evento e na aquisição de novos violões e com isso ampliar a atuação do projeto "Violão nas Escolas" em mais escolas da capital.

E você pode ajudar a contribuir para que esse projeto continue crescendo e formando talentos. Estamos no ar com uma oferta solidária. Essa é uma oferta especial, na qual todo o valor arrecadado será revertido em favor do Projeto "Violão nas Escolas”.

III Concerto de Natal - dia 10 de Dezembro às 19:30h no Auditório da OAB

Convidamos todos os Mosqueteiros a acessar a página da oferta solidária.
Compre mais de um cupom e leve seus amigos e familiares para prestigiar uma noite repleta de música, humor e solidariedade!

Um por todos e todos on-line neste Natal apoiando o projeto "Violão nas Escolas"!

Deixe seu Comentário